Voar em uma vassoura ou encontrar um chapéu que fala não são coisas possíveis de se ver ou fazer no mundo real, mas pode-se vivenciar essa experiência quando se desfruta de uma obra fantástica. Esse gênero fictício se caracteriza, de acordo com Todorov (2019, p. 31), pela incerteza apresentada por um indivíduo que está sempre cercado pelas leis naturais ao presenciar um acontecimento sobrenatural. Para que se defina o fantástico, o indivíduo não pode fazer uma escolha entre o natural e o sobrenatural: ele deve permear pelos dois universos, pois, por meio dessa incerteza e intercalação de ambos os mundos, o fantástico se faz possível. Sendo assim, para Todorov (2019, p. 30): Num mundo que é exatamente como o nosso, aquele que conhecemos, sem diabos, sílfides e nem vampiros, produz-se um acontecimento que não pode ser explicado pelas leis deste mesmo mundo familiar [...] O fantástico é a hesitação experimentada por um ser que só conhece as leis naturais, face a um acontecimen...
A jornada do herói (fig.1) é uma das teorias narrativas comuns na hora de contar uma
historia, e muito presente em toda a franquia Star Wars. Campbell (1949) de forma geral em
seu livro o herói de mil faces diz que a essência de todos os personagens das historias são
basicamente a mesma, sendo sua fala baseada no fato de que a maioria das historia tem
como protagonista um herói ou heroína, que passam por doze etapas, sendo quase sempre
as mesmas, podendo ter variações de ordem ou de ausência dependendo da historia, mas
com a mesma essência. Tais etapas podem ser vistas na imagem abaixo.
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=b-oT7upunUw
O Mundo Comum
Conforme Dahoui (2011, p. 01) é a vida cotidiana do herói, antes da aventura, em
uma narrativa clássica, de três atos, este sempre se encontra no primeiro ato.
O mundo comum pode ser visto em todos os primeiros filmes das trilogias Strar
Wars, em uma Nova Esperança somos apresentados a Luke Skywalker vivendo com seus tios
em Tatooine. Já em Ameaça Fantasma vemos Anakin Skywalker junto a sua mãe
trabalhando como escravo, também no Planeta de Tatooine. Já em O Despertar da Força
conhecemos Rey, que vive como catadora de sucata a espera de sua família em Jakku.
Chamada para a Aventura
Dahoui (2011) em seu artigo diz que esta é a parte em que algo tira o protagonista de
sua rotina, esta parte também tende a acontecer dentro do primeiro ato de uma narrativa
clássica.
Em O Despertar da Força, esta rotina é quebrada pela chegada do BB-8, já em Uma
Nova Esperança Luke tem o chamado para aventura com a mensagem de Leia.
Recusa do chamado
Como o nome deixa claro é quando o herói se recusa a embarcar na aventura,
preferindo ficar em sua vida.Um bom exemplo disso é Rey se negando sair de Jakku, pois
tem que esperar seus pais.
O Encontro com o Mentor
Esta etapa, de acordo com o artigo de Albert Paul Dahoui (2011), pode acontecer
tanto quando o protagonista encontra alguém mais experiente para auxiliá-lo, quanto com
uma situação que faça com que ele tenha que tomar uma decisão.
No caso de Star Wars o mais comum é o encontro com alguém mais velho e
experiente, temos isso em Uma nova esperança, quando Luke encontra ObiWan, no
Despertar da Força, quando Han Solo se torna o mentor de Rey. Já em uma Ameaça
Fantasma esta etapa é modificada, acontecendo à apresentação do mentor Qui-GonJinn
antes da apresentação do próprio protagonista, o Anakin.
Cruzamento do primeiro limite e Provas aliados e inimigos
Estas duas etapas foram colocadas juntas, por estarem intimamente ligadas. A
primeira, o Cruzamento do Primeiro Limite, diz respeito a quando o herói realmente
embarca na aventura, o artigo de Dahoui (2011) explica que isso pode acontecer quando o
protagonista entra definitivamente nesta nova realidade, sendo por vontade própria ou não.
Já a Provas Aliados e Inimigos, é considerada a parte mais longa, uma narrativa onde
o protagonista conhece seus aliados e seus inimigos e se mostra capaz de seguir a jornada.
Esta etapa pode ser observada em O Despertar da Força no momento em que Rey é
sequestrada por Kylo Ren, neste momento ela conhece o inimigo, posteriormente resiste
aos poderes dele e ainda usa a Força para escapar. Paralelamente a isso, vemos seus aliados
Fin, Chewbacca e Han Solo tentando salva-la.
11
Aproximação da Caverna Escura
Refere- se a quando o herói começa a se aproximar do objetivo, mas problemas
acontecem adiando os planos do protagonista. Isto fica bem claro em O império Contra
Ataca, quando Luke se vê obrigado a interromper seu treinamento Jedi para salvar seus
aliados, Han, Leia e Chewbacca, que foram capturados por Darth Vader.
Provação Traumática
Momento que o protagonista sofre sua maior perda. Em O Despertar da Força Rey
vendo Kylo matar Han Solo.
Recompensa
Essa etapa acontece quando o protagonista recebe uma recompensa pelos seus atos.
No final do filme Os últimos Jedi, quando Rey, enfim se torna uma Jedi, sendo reconhecida
por Luke como a ultima Jedi, este seria o momento de recompensa.
Caminho de Volta
Seria quando o protagonista volta para sua antiga vida, o artigo de Dahoui (2011) fala
que esta parte nem sempre existe, o que é o caso de Star Wars, na saga o herói nunca
retorna para sua antiga vida, pois não há nada para que eles precisem retornar.
Ressurreição
Segundo o vídeo do canal Geremias (2015), nesta etapa o protagonista mostra uma
nova personalidade, desenvolvida depois de toda a trajetória enfrentada, enfrentando o
desafio que foi deixado anteriormente sem solução.
Isso é visto de forma clara em Os últimos Jedi, quando Luke enfrenta Kilo e deixa
claro que ele não é o ultimo Jedi, entregando este posto a Rey.
Retorno com o Elixir
Mostra o herói transformado, definitivamente não sendo a mesma pessoa que
começou a aventura. Essa transformação é notória em A Vingança dos Sith, Anakin não é
mais aquele pequeno padawan que treina para se tornar um Jedi, ele cresceu se juntou ao
lado negro e tornou-se o poderoso Deart Vaider.
Comentários
Postar um comentário
Dicas, críticas construtivas e sujestões são sempre bem vindas!